segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TREINAMENTO DE FORÇA E POTÊNCIA NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Em termos simples, define-se força como a capacidade de aplicar esforço contra uma resistência. Ela melhora o desempenho e a execução de várias habilidades esportivas. Todas as habildades que os atletas precisam desempenhar contra resistência serão beneficiá-los com a melhora da força. No esporte, a resistência é produzida pela água na natação e no remo, força da gravidade na corrida no salto e motocross, e pelo adversário nas lutas e nos esportes coletivos.
O treinamento de força para crianças é um assunto polêmico. No passado, desencorajavam-se as crianças de usar pesos por medo de lesão ou interrupção prematura do processo de crescimento. Porém, estudos recentes mostram que o risco de lesão é pequeno e que o treinamento de força pode ajudar a preveni-la (Bompa, 2002, p.107). A maioria das lesões em atletas ocorre em ligamentos e tendões. Uma progressão bem elaborada do treinamento de força resultará no fortalecimento dos ligamentos (que mantêm unidos os ossos que formam as articulações) e os tendões (que sustentam os músculos aos ossos) e, em consequência, permitirá ao atleta lidar melhor com os esforços do treinamento e das competições. Além de ajudar a prevenir lesões, o treinamento de força também proporciona base sólida para os estágios finais dos atletas de alto rendimento.
Segundo Bar-Or e Goldberg, (1989) outra concepção errada sobre o treinamento de força é que ele se aplica apenas a fisiculturistas ou levantadores de peso. Como se demonstrou nas últimas duas décadas, muitos atletas melhoraram seu desempenho mais rapidamente utilizando o treinamento de força do que apenas desempenhando a habilidade da modalidade esportiva escolhida. O treinamento de força é parte integral do treinamento de alguns atletas que trabalham comigo e estão na infância e adolescência: futebol e motocross.
Porém, a filosofia mudou tanto, que algumas pessoas acreditam que ninguém pode ser rápido antes de ser forte; ninguém consegue aumentar a altura de um salto ou tempo de saída (reação) sem o treinamento de força; e ninguém é capaz de arremessar um bola sem possuir braços fortes.
Antes de iniciar um programa de treinamento de força, a criança deve se submeter a um exame físico minucioso, que determinará qualquer doença potencial (como problemas cardíacos) que possam impedi-la de praticar o treinamento de força ou qualquer tipo de treinamento físico. Com a autorização do médico, as crianças com certas incapacidades mentais ou físicas podem participar de programas de treinamento de força seguros e conduzidos por profissionais qualificados.

Nenhum comentário: