segunda-feira, 25 de agosto de 2008

DESENVOLVIMENTO MULTILATERAL

É importante que as crianças desenvolvam várias habilidades fundamentais, que a ajudarão a se tornar bons atletas em geral, antes de começarem a treinar em determinado esporte. Isso se chama desenvolvimento multilateral e é um dos princípios de treinamento mais importante para crianças e jovens.
O desenvolvimento multilateral, ou de habilidades múltiplas, é comum nos países do leste Europeu, onde há escolas de esportes que oferecem programas de treinamento básico. As crianças que as frequentam desenvolvem habilidades fundamentais como correr, saltar, arremessar e apanhar bola, dar cambalhotas e equilibrar-se. Elas se tornam extremamente bem coordenadas e adquirem habilidades fundamentais para o sucesso em muitas modalidades esportivas individuais e coletivas, como atletismo, basquetebol, futebol, etc. A maioria dos programas também inclui a natação, pois ajuda as crianças a desenvolverem a capacidade aeróbica enquanto minimiza as tensões físicas sobre as articulações.
Se encorajarmos as crianças a desenvolverem diversas habilidades, provavelmente serão bem- sucedidas em várias atividades esportivas, e algumas terão vontade e inclinação para se especializarem e desenvolverem ainda mais seus talentos. Quando isso ocorre, precisamos lhes proporcionar a orientação e as oportunidades necessárias. É preciso anos de treinamento para se tornar um atleta de primeira classe, por isso precisamos dar a esses jovens atletas, que buscam a excelência, um planejamento sistemático a longo prazo e baseado em princípios científicos e sólidos.
O objetivo do desenvolvimento multilateral é melhorar a adaptação geral. Crianças e jovens que desenvolvem várias habilidades e aptidão motora estão mais propensos a se adaptarem a cargas de treinamento elevadas, sem experimentar tensões associadas à especilaização precoce, e tem um treinamento mental mais apropriado para os momentos mais delicados do esporte.
Talvez com essa explicação, algumas pessoas possam entender a campanha do Brasil nas Olimpíadas de Pequim!

Nenhum comentário: