quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

COMO SE PODE RECONHECER UM TALENTO?

"A resposta mais plausível para esta pergunta é aquela que se baseia no poder do desempenho acima da média e que se destaca. Quando alguém, precocemente, na idade infantil, destaca-se por desempenhos, superando outros da mesma idade ou mesmo mais velhos, então é considerado um talento. Isto é assim, com músicos, com jogadores de xadrez, artistas e com modalidades científicas, como também nos esportes. Cada área, arte, esporte e ciência, tem seus superdotados, que aparecem precocemente com desempenhos que sobressaem. Alguns deles comprovam este destaque de desempenho precoce mediante desempenhos de vida excepcionais, outros não.
O conceito, especialização precoce, que na realidade significa um desempenho que se destaca precocemente em uma modalidade esportiva específica, e que se atualiza na competição, está na discussão do talento de maneira mais negativa, apesar de que o público em geral se deixe fascinar de bom grado e prontamente pelos desempenhos infantis.
Um nível de desempenho acima da média, evidentemente, não é suficiente, apesar das opiniões populares do dia-a-dia sobre isso para o reconhecimento de talentos. Na discussão científica, também está atrelada com esse critério a idéia de desistências precoces do desenvolvimento do esporte de alto nível, assim como a suposição de que desempenhos individuais de ponta não sejam precocemente, alcançáveis de maneira duradoura pelos especializados. Com ceticismo justificado, portanto, é tratado na discussão do talento o desempenho inicial esportivo. No centro do interesse está o desempenho final possível. Desempenho final possível, entretanto significa focalizar mais o aspecto da promoção e assim, se e como esse desempenho inicial se modifica, se deixa aumentar e como ele está disponível individualmente na competição. " (Joch, 2005 p.45)
Então, a tarefa de buscar e descobrir novos talentos para o futebol é uma caminhada muito longa e repleta de situações imprevisíveis, pois você pode estar diante de um futuro craque e não apostar nele devido há algumas peculiaridades que no momento podem interferir negativamente na avaliação. E assim, um talento se perde (ou é descoberto por outra pessoa), sendo assim muita atenção com todos os meninos que gostam de jogar futebol.

Nenhum comentário: