segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

METABOLISMO ANAERÓBIO

O metabolismo anaeróbio refere-se ao sistema o ATP-CP, também chamado , de metabolismo anaeróbio alático, visto que o ácido lático não é produzido por esse metabolismo, ocorrendo o metabolismo dos fosfagênios e o metabolismo do ácido lático.
O metabolismo anaeróbio alático, tendo em vista que os músculos podem armazenar apenas uma pequena quantidade de ATP, a depleção energética ocorre rapidamente em uma atividade vigorosa. Em resposta, a Creatina Fosfato (CP) ou Fosfocreatina, que também é estocada na célula muscular, é decomposta em Creatina (C), e Fosfato (P). A energia liberada é utilizada para a ressíntese de ADP + P em ATP. Há, uma vez mais, a transformação para ADP + P, causando a liberação de energia para ser utilizada diretamente na contração muscular, porém, o organismo utiliza essa energia para ressintetizar ADP + P em ATP.
Como o CP é armazenado em quantidades limitadas na célula muscular, esse sistema pode suprir as demandas energéticas por somente 8 a 10 segundos. Essa é fonte principal de energia para a atividade extremamente rápidas e explosivas, como os piques máximos no futebol, saltos do goleiro e para cabeceios.
O metabolismo anaeróbio alático corresponde de 60 – 80% no futebol. E é, a principal forma de treinamento para os goleiros.

Nenhum comentário: