segunda-feira, 18 de agosto de 2008

VOCABULÁRIO MOTOR

A aprendizagem de novos movimentos no decorrer da vida está ligada à maturação funcional do organismo, de seus órgãos e especialmente à maturação do sistema nervoso central (SNC). A obtenção de novos movimentos está condicionada às experiências de movimentos adquiridas até esse momento. Na aprendizagem motora não há nenhuma nova aquisição absoluta. A bagagem das experiências de movimentos anteriores é conservada por meio da memória das experiências, a chamada "memória dos movimentos", que se enriquece cada vez mais. O repertório de movimentos é um fator determinante, porque cada movimento, por mais novo que seja, é sempre executado com base em velhas combinaçãoes de coordenação.
Um novo aprendizado se faz tanto mais fácil e rapidamente quanto mais se dispõe de uma vasta experiência de movimento e de uma ampla quantidade de habilidades. Em toda técnica esportiva, fixam-se as experiências e o conhecimento do passado, o que determina a aplicação de procedimentos já existentes. É isso que os treinadores de crianças e adolescentes deveriam ter em mente quando procuram imitar o comportamento técnico dos melhores ou as técnicas que consideram ideais. Quanto mais subsídios motor as crianças tiverem, maior será o seu vocabulário motor e com isso, muito mais ela poderá render em qualquer atividade esportiva.
É bom lembrar que a maturação funcional e a experiência de movimento não podem ser consideradas separadamente. Organismo e meio ambiente, estão em permanente efeito recíproco. O organismo e os órgãos, especialmente o cérebro, são "amadurecidos" funcionalmente na atividade, na adequação ativa ao ambiente, isto é, pelos movimentos. Porém, os movimentos são melhores e mais econômicos à medida que a função do cérebro também é melhor, mais diferenciada, mais precisa. A relação entre maturação e formação do movimento se produz no processo da aprendizagem.
O desenvolvimento e a formação do movimento determinados por fins, tarefas e objetivos representam um processo unitário. A aprendizagem motora não se realiza somente com base numa certa maturidade funcional do organismo, ela condiciona e ativa, por sua parte, essa maturação.

Nenhum comentário: