quarta-feira, 5 de setembro de 2007

MITOS SOBRE O CÉREBRO

Em pesquisa recente, pesquisadores jogaram por terra algumas crenças que dominaram a educação por décadas, vejamos algumas:
  1. Aluno visual, auditivo ou sinestésico: um mito corrente é que existem alunos que aprendem mais por algum sentido (visão, audição ou tato), em detrimento de outros. Na verdade, usamos todos os sentidos durante a aprendizagem, e o mais efetivo depende fundamentalmente do que é ensinado.
  2. Usamos só 10% do nosso cérebro: como tudo é ligado no cérebro e nunca fazemos uma atividade isolada, sempre usamos perto de 100% dele.
  3. Lado direito e lado esquerdo: o lado direito do cérebro coordena a linguagem; já o esquerdo coordena a percepção de emoções. Mas todas passam pelos dois hemisférios, que trabalham em conjunto. Não há base científica para desenvolver um lado específico nem indícios de que tal prática seja benéfica.
  4. É preciso aprender línguas bem cedo: já ouviu aquela história de que algumas coisas só se aprendem até os 12 anos? Na verdade, o cérebro está sempre se modificando. É verdade que a infância é favorável para aprendizagem da gramática de uma nova língua, mas os adultos armazenam um vocabulário mais rico.
  5. Crianças não aprendem duas línguas ao mesmo tempo: há espaço no cérebro para o aprendizado de dois idiomas simultaneamente, e isso só faz bem. Na Alemanha, um estudo com crianças turcas aprendendo o alemão mostrou que elas melhoravam na escrita das duas línguas.

Temos muito ainda o que aprender sobre o nosso cérebro, principalmente nós educadores, por isso precisamos estar atentos em tudo o que vem acontecendo nas comunidades científicas, principalmente nessa área de neuropedagogia. Assim poderemos oportunizar aos alunos as melhores formas de aprendizagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dae Jucao, to meio atrasaod aki na leitura do blog andei gazetiando duas semanas, mas ja coloquei em dia a leitura...

Forte abraco,

Sds
Rick