terça-feira, 25 de setembro de 2007

AMBIENTES DE ENSINO

O comportamento motor, tem total influência dos ambientes onde estão sendo trabalhados. Onde, uma criança que passa a maior parte do seu dia com privações de movimentos, devido estar, em ambiente fechado, não terá um desenvolvimento motor igual ao de uma criança, que tem totais condições de movimentos, em um ambiente que lhe propicie segurança e satisfação, e, materiais que enriqueçam a gama de movimentos.
Devido a nossa sociedade moderna, isso é muito comum nos dias de hoje. Cada vez mais, temos habitações que não propiciam amplos espaços para nossas crianças brincarem e se movimentarem em casa, e, nossas ruas não são mais seguras como num passado não muito distante. Sendo assim, a escola deve ter uma grande preocupação para com os espaços, onde serão realizadas as práticas das atividades físicas e as aulas de Educação Física. Pois, segundo Valentini, (2002) ambientes de ensino que enfatizam o interesse dos alunos e promovem aprendizagem significativa e contextualizada fortalecem o sucesso escolar e a motivação dos estudantes. Desta forma, se as aulas forem realizadas em ambientes que oportunizem uma grande satisfação por parte dos alunos, teremos uma grande chance de colaborar com o comportamento motor dos educandos e estimular a máxima interação desses com o ambiente escolar, nesta fase de descobertas. E a Educação Física trabalha em espaços heterogêneos.

Outra consideração que devemos fazer, é que nesse estágio da vida e da aprendizagem dos educandos, ambientes de ensino que são centrados na figura do professor são percebidos pelos estudantes como controladores, o que conseqüentemente tem um efeito negativo na motivação participação das aulas (Valentini, 2002). Não estou dizendo que, o professor tem que deixar os estudantes tomarem conta da aula. Mas, oportunizar a eles, exporem as suas vivências, os movimentos que sabem fazer, enfim, brincarem das mais diversas maneiras possíveis e explorem com segurança o ambiente de ensino das aulas, e tenham criatividade motora. Ficando desta forma, com um vocabulário motor rico.
A teoria ecológica de Bronfenbrenner citado por Gallahue, Oznum (2003), é baseada na premissa de que não é o ambiente comportamental, em si, que prediz o comportamento, mas a interpretação do indivíduo sobre o ambiente, tanto no tempo quanto no espaço. Isto é, o significado ligado ao ambiente e não o ambiente em si é que orienta o comportamento. Bronfenbrenner argumenta que é um contra-senso tentar compreender o comportamento simplesmente a partir da realidade objetiva do ambiente, sem também entender o que o ambiente significa para a criança. Desta forma, nós professores temos que estar atentos a, todos os sinais possíveis que as crianças possam demonstrar durante as práticas das aulas, para que assim tenhamos uma maior possibilidade de acerto no desenvolvimento desses educandos, escolhendo um ambiente de ensino que melhor oportunize essa evolução.

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