segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PERDA HÍDRICA NO MOTOCROSS

Em poucos dias já estaremos na primavera e com ela vem o aumento da temperatura. Com isso, devemos nos preocupar com o nosso estado de hidratação nas práticas esportivas, principalmente no motocross.
Sabendo que, no decorrer dos anos que passaram alguns jogadores de futebol americano morreram vítimas do estresse térmico (calor) excessivo durante um treinamento ou competição. Tendo a desidratação um papel importante nestes episódios, devido às reações químicas do metabolismo energético produzem ganhos de calor que podem alcançar níveis consideráveis durante a atividade muscular. E como no futebol americano o motocross também utiliza equipamentos que dificultam o resfriamento corporal.
Sendo o motocross um esporte que é realizado nos horários mais quentes do dia, isso associado com o processo de condução do motor da moto para o piloto, afetam consideravelmente o estado de manutenção da condição física durante a bateria, ocasionando uma perda de performance pela transpiração excessiva que acarreta uma perda de líquido mais séria e um volume plasmático reduzido. Isso causa insuficiência circulatória nos casos mais extremos e a temperatura central sobe até alcançar níveis letais.
No dia 19 de agosto estive na 7a Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Canelinha, Estado de Santa Catarina. E pude fazer uma avaliação da perda hídrica no piloto com quem trabalho. A temperatura na hora da largada era 21o C, bateria que teve inicio as 12h40’. O piloto antes da bateria tinha uma massa corporal de 65,9 Kg e a freqüência cardíaca era de 79 batimentos por minuto (bpm). Ao término da bateria 35’30” depois o piloto apresentou uma massa corporal de 64,3 Kg (uma perda de 1,6 Kg de líquido) e uma freqüência cardíaca média de 123 bpm. Isso demonstra que o piloto está em uma boa condição física, caso contrário o desgaste provocado pela perda hídrica poderia ter prejudicado a pilotagem durante a bateria.
Então, antes de começar uma atividade física nessa primavera, tenha uma preocupação especial com a sua hidratação, hidrate-se durante o dia todo, principalmente no início do dia em jejum, assim a água ultrapassa as barreiras celulares mais rapidamente. Não pense que tomar muita água no fim do dia tem o mesmo efeito e se a urina ficar amarelada você já está desidratado! Assim, a boa hidratação fará você (piloto ou não) ter um bom desempenho na sua atividade física sem grandes preocupações. Boa atividade física!

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