terça-feira, 11 de setembro de 2007

O MOVIMENTO E NOSSA EVOLUÇÃO

Tudo que nós conquistamos está intimamente relacionado com o nosso movimento. O movimento é uma propriedade inerente aos orgnismos vivos. O movimento foi essencial para a evolução, desde as primeiras formas de vida até o surgimento do homem com todas as faculdades que o distinguem das demais espécies.
Tudo que realizamos desde o momento em que levantamos da cama até anoitecer é movimento. Alguns desses movimentos já estão automatizados, quer dizer, são realizados de um maneira que nem percebemos. Outros movimentos nós temos que ter uma certa atenção para realizá-los, como movimentos de uma dança que acabamos de aprender.
Pesquisas vem mostrando que quanto mais movimentos novos aprendemos, eles ativam áreas cerebrais que são essenciais para a nossa evolução e manutenção da cognição. Por isso quanto mais movimentos novos e diferentes fizermos, seja com extremidades corporais ou o corpo todo estamos trabalhando o nosso cérebro e assim mantendo uma saúde cerebral para podermos envelhecermos sem uma queda de produção cognitiva. Viva os novos movimentos.

Nenhum comentário: