domingo, 31 de maio de 2009

FATORES QUE AFETAM A COORDENAÇÃO

Segundo Bompa, 2002, p. 399. Antes de discutir métodos que podem levar ao desenvolvimento da coordenação, é importante destacar fatores que a limitam, porque sua melhoria também melhorará a coordenação.

Inteligência Atlética

Um atleta brilhante impressiona não somente pelas capacidades maravilhosas e superiores ou pelas grandes capacidades biomotoras, mas também com seus pensamentos e maneiras de resolver problemas táticos ou motores complexos e inesperados. Isso não é possível sem o pensamento especializado, baseado em anos de treinamento e experiência. Em muitos desportos, a capacidade e a inteligência são resultado de pensamento preciso e rápido. Um fator determinante é a habilidade de analisar, selecionar uma informação múltipla coletada pelos analisadores motores, visuais e sensoriais. Seguindo uma rápida análise (separação da informação recebida pelo Sistema Nervoso Central (SNC) em elementos), o atleta retém informação significativa e a sintetiza para produzir a resposta ótima. Por meio da coordenação excelente de contração e relaxamento, os grupos musculares são selecionados e ordenados para desempenhar de acordo com o tempo e situação específicos de desempenho. A rapidez de implementação da ação selecionada com frequência pode assegurar a superioridade de um atleta ou time sobre outros. Por outro lado, a versatilidade de pensamento é resultado do equilíbrio entre os processos nervosos fundamentais (excitação e inibição) e a rapidez de origem com base na potência desses processos.
Desta forma, além do processo de pensamento especializado que o autor comenta, no caso do desporto futebol, esta criança ou adolesecente necessita de orientação adequada. Para que possa de maneira correta entender e sobrepujar as adversidades que venham há ocorrer durante uma partida. Por exemplo, se a criança ou adolescente nunca praticou a regra do impedimento da maneira correta, não conseguirá jogar o desporto futebol de uma maneira adequada, mesmo tendo uma ótima habilidade com a bola, pois seu senso espacial dentro do terreno de jogo nunca foi trabalhado para que isto venha ocorrer de forma sistematizada com a regra do jogo. Sendo assim, essa criança ou adolescente pode perder algumas oportunidades de seguir uma carreira, por deficiência de treinamento na idade ótima de aprendizado.

Nenhum comentário: