domingo, 24 de maio de 2009

DINÂMICA DO TREINAMENTO DE VELOCIDADE NO FUTEBOL NA CATEGORIA SUB – 12

A velocidade é importante para a maioria dos desportos, porque grande parte dos seus participantes precisa correr, movimentar-se, reagir, mudar de direção rapidamente. Principalmente em se tratando do futebol, que o seu praticante quase nunca desempenha uma ação em linha reta, como no sprint do atletismo.
Weineck (2000, p. 441 -442) afirma que:
“Em crianças e em adolescentes – especialmente na faixa etária entre 8 anos e 16 anos, a alta plasticidade do córtex cerebral e a instabilidade morfológica do sistema nervoso possibilitam, da melhor forma, que se estabeleçam as bases da velocidade (Stiehler/ Konzag/ Dobler 1988, 111).”
O autor relata ainda que, uma vez que a velocidade é altamente treinável muito cedo, ela precisa ser efetivamente aperfeiçoada na infância e na adolescência por causa das altas taxas de crescimento desses períodos. Nas categorias de 6 anos – 10 anos e 10 anos – 12 anos, devem ser realizados estímulos de velocidade e de reação, exercícios de reação devem estar frequentemente ligados a acelerações.
Uma meta importante de atividades esportivas nessa faixa etária é o desenvolvimento de atividades específicas para o jogo (futebol). Por meio da exposição a brincadeiras, jogos e circuitos as crianças aprendem como coordenar braços e pernas, movê-los com mais rapidez e correr sobre a ponta dos pés. O tempo de movimento das crianças melhora em consequência dessas experiências motoras. As crianças aprenderão com que rapidez devem começar a mover partes do corpo a um sinal dado ou em uma situação de jogo.
À medida que as crianças melhoram a coordenação dos membros, podem progressivamente participar de exercícios simples de velocidade, sobretudo ao se aproximarem da puberdade. No treinamento de futebol dessa faixa etária o professor pode realizar exercícios específicos para velocidade, utilizando uma bola. Ele pode organizar exercícios específicos para a modalidade desportiva como parte do treinamento e as crianças podem fazer outros tipos de treinamento de velocidade além do trabalho técnico.

Nenhum comentário: