sexta-feira, 27 de março de 2009

DORES MUSCULARES

As dores musculares ocorrem devido a um excesso de ácido lático, um abaixamento do pH e o aumento da temperatura da epiderme. O tecido muscular torna-se muito ácido, devido ao acúmulo de ácido lático, pirúvico, carbônico e outros produtos metabólicos ácidos. Opiniões mais recentes mantém a tese de que a dor muscular é resultante de micro traumas no tecido conjuntivo, isto é, nas pequenas fibras da estrutura protéica que circunda as fibras musculares.
A literatura define as dores musculares como sendo uma deficiência do músculo (pós atividade física) em manter o seu metabolismo básico frente ao esforço, ou seja, atividade física além da capacidade do músculo.
As dores musculares podem também ocorrer devido ao rompimento da banda Z do tecido muscular, principalmente os movimentos em que estão envolvidas as contrações excêntricas.
Segundo Pini (1983), a causa desta sintomatologia parece estar ligada ao acúmulo de metabólitos celulares, possivelmente da pressão de filetes nervosos sensitivos, responsáveis pela dor. Os locais dos músculos que se apresentam mais dolorosos devem corresponder as fibras musculares que se contraem mais energicamente durante o trabalho realizado.
As dores nusculares apresentam características distintas no seu mecanismo de se estabelecer. Há por isso necessidade de diferenciar a dor muscular produzida durante ou logo após o exercício, daquela considerada tardia, que se instala a partir do dia seguinte à prática desportiva.

Nenhum comentário: