sábado, 21 de março de 2009

CRESCIMENTO E APARELHO LOCOMOTOR PASSIVO

A criança, ou o adolescente, quando comparados com o adulto, estão significativamente mais expostos ao risco de danos e lesões causados por meio de estímulos inadequados de treinamento. Isso vale sobretudo durante a fase do estirão, fase essa associada a um risco especialmente alto de sobrecarga no aspecto ortopédico. A esse respeito, deve-se observar que a capacidade de suportar uma carga de exercício pode ser muito diferente em crianças com a mesma idade cronológica ou mesmo biológica.
Como particularidades da infância e adolescência podem ser citadas:
  • Os ossos, devido a um armazenamento relativamente maior de material orgânico mole, são mais flexíveis, mas menos resistentes à pressão e tração, o que leva, em geral, a uma menor resistência do sistema esquelético à carga;
  • O tecido ligamentar, devido à fraca ordenação micelar (as micelas formam estruturas semelhantes a redes de cristais) e à maior proporção de substâncias intercelulares, ainda não é suficientemente resistente à tração (Tittel 1979, p. 125)
  • O tecido cartilaginoso e os discos epifisários que ainda não estão ossificados apresentam uma alta suscetibilidade a lesões quando da ação de forças de pressão e torção,devido à sua alta taxa de multiplicação associada ao crescimento.

Nenhum comentário: