sexta-feira, 13 de março de 2009

SINTONIA FINA

O nosso cerebelo, formado por dois hemisférios laterais e um verme, funciona através de intricados circuitos de retroalimentação (feedback), monitorando e coordenando outras áreas do cérebro e da medula espinhal que participam do controle motor. O cerebelo recebe sinais relacionados ao influxo motor proveniente do comando central no córtex. Esse tecido cerebral especializado obtém também informação sensorial dos receptores periféricos existentes nos músculos, nos tendões, nas articulações e na pele, assim como de órgãos terminais visuais, auditivos e vestibulares. O cerebelo funciona como o principal centro de comparação, de avaliação e de integração para os ajustes posturais, a locomoção, a manutenção do equilíbrio, as percepções da velocidade do movimento corporal e outras funções reflexas diversificadas relacionadas ao movimento.
O cerebelo e os glângios basais, compostos principalmente de striatum (estrutura nuclear no telencéfalo) e de pallidum (estrutura nuclear no diencéfalo) representam funções especiais, organizando o padrão motor amplos dos centros de associação espaço-temporal.
O cerebelo é responsável pela programação de movimentos mais rápidos, sem continuidade, ao contrário dos glângios basais, que são responsáveis pelos movimentos mais lentos, contínuos.
Em essência, o cerebelo funciona como o centro de controle motor que proporciona a sintonia fina para todas as formas de atividade muscular.

Nenhum comentário: