sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CAPACIDADE ANAERÓBIA E CATECOLAMINAS EM CRIANÇAS

Segundo BAR-OR (1991) a capacidade de desempenho anaeróbio absoluto de uma criança de 8 anos é de 45-50% e de um jovem de 14 anos de 65-70% (relativo ao peso corporal).
Deve-se, entretanto estar atento ao fato de que a concentração de lactato em crianças, em função de sua baixa capacidade de lactacidermia é 45% menor do que em jovens de 17-18 anos, mas a concentração de adrenalina é 25% maior em crianças do que em jovens! Por esta razão, um grande aumento na concentração dos hormônios do desempenho (hormônios do estresse) não deve ser interpretada como não fisiológica ou como sobrecarga. Uma razão para isto é que não parece significativo empregar crianças e jovens a cargas tão próximas de seus limites fisiológicos e mobilizar seu desempenho de reservas precocemente. O alto índice de desisitência entre os jovens chama a atenção para o fato de que um treinamento muito duro, anaeróbio não corresponde ao treinamento adequado à idade (Weineck, 2003 p. 207).
Observando as atividades lúdicas de crianças, verifica-se que estas têm a tendência de se ocupar intensamente mas por um curto período de tempo em suas atividades. Em jogos de "pega-pega" são acionados alguns princípios que ajudam a prevenir a sobrecarga anaeróbia da lactacidermia: os piques (área em que a criança não pode ser pega) proporciona a recuperação necessária. As crianças comportam-se desta maneira de acordo com suas condições fisiológicas, respeitando-as sem conhecê-las.

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre mandando bem né.

Abraço
Marco Ricardo Wagner