segunda-feira, 7 de julho de 2008

SOBRECARGA UTILIZANDO PESO CORPORAL

Segundo Barbanti (2005, p.141) uma forma muito particular de preparação muscular é o treinamento com sobrecarga natural, que tanto nas formas gerais quanto nas específicas se caracteriza pela utilização exclusiva do peso do corpo. Aplicado com posições variadas, pode ser utilizado para o desenvolvimento harmônico de todo o corpo e de todas as capacidades motoras. Um outro aspecto do treinamento que utiliza exercícios com o peso corporal é a possibilidade de utilizar muitas variações, o que solicita e desenvolve várias capacidades coordenativas, principalmente a coordenação motora. Esse tipo de exercício não exige espaço apropriado ou equipamento sofisticado. É um meio de treinamento simples que, com a correta dosagem da intensidade, pode ser muito útil para a formação do esportista, sem risco para o seu aparelho locomotor.
Reconhecem-se também algumas desvantagens, como a dificuldade de utilizar essa forma para a força máxima ou para a força rápida e resistência de força, num porcentual elevado de sobrecarga. Também não permite graduação precisa da sobrecarga. Mas, nas atuais circunstâncias de escolas e clubes, é bastante razoável acreditar que supre uma deficiência de equipamentos e espaços por parte de nossa juventude.
Essa froma de treinamento com sobrecarga natural (peso do corpo) é considerada a "base" do condicionamento físico, portanto a primeira etapa antes da utilização dos métodos mais específicos, próprios do esporte praticado.

Nenhum comentário: