terça-feira, 22 de julho de 2008

CAMINHADA PELA MELHORA

Médicos estão recomendando aos seus pacientes, além de remédios alguns minutos de caminhada durante a semana.
Pois, qualquer atividade física mobiliza todo o organismo, contrai e relaxa a musculatura, auxilia na produção de hormônios e neurotransmissores que atuam como medicamentos naturais. E a caminhada ganha preferência, por ser um exercício natural e não necessitar de um aparato grande para a sua prática.
Mas a prática da atividade física (neste caso específico a caminhada) precisa ser realizada no mínimo três vezes por semana, para o aumento da produção de hormônios e neurotransmissores.
Apesar de ser um exercício natural, a caminhada necessita de alguns cuidados para não ser uma atividade que possa causar danos a saúde:
Para aumentar a velocidade da caminhada, aumente o número de passos, e não o tamanho da passada. Passos muito largos forçam a movimentação dos quadris e podem provocar distensão na virilha.
Escolha roupas e tênis adequados, prefira roupa próprias para atividades físicas como, agasalhos, camisetas confortáveis, e um tênis que seja flexível e tenha sola mais larga nas laterais. Repare sempre se o calçado não está deformado. Coloque-o em uma superfície plana e verifique se ele não inclina para um dos lados. Se isso acontecer é hora de ir ao sapateiro ou comprar um novo. E tênis também tem vida útil, se você for fazer dois dias consecutivos de caminhada é melhor ter dois pares, pois, o que você usou no dia anterior precisa descansar para manter a qualidade das suas articulações.
Escolha lugares planos e pavimentados para caminhar. Superfícies irregulares aumentam o risco de lesão.
Durante os exercícios, os braços devem ficar flexionados em um ângulo de 90 graus e em movimento. Isso ajuda a acelerar a frequência cardíaca, melhora o equilíbrio e evita o inchaço das mãos.
Pisar sempre com o calcanhar primeiro, evite pisar com o pé inteiro no chão (chapado), o impacto excessivo desgasta as articulações. Coloque primeiro o calcanhar no chão, depois a sola e, por último, a ponta dos dedos.
Agora é só convidar a turma para um passeio, colocar o assunto em dia e a sua saúde também agradece. Boa caminhada.

Nenhum comentário: