segunda-feira, 28 de julho de 2008

CREATINA E FUTEBOL

A creatina é um composto orgânico nitrogenado que está presente no músculo esquelético e que cumpre um papel fundamental no metabolismo energético, como substrato (na forma de fosfocreatina PCr) para a formação de trifosfato de adenosina (ATP) e é encontrada em carnes e peixes. O ATP é, a energia livre liberada durante a combustão de carboidratos e lipídios que pode ser armazenada no organismo na forma desse composto.
A partida de futebol apresenta características intermitentes, com alternâncias entre as fases ativas (ralis, tempo de bola em jogo) e as fases passivas (jogadores parados ou em deslocamento de baixa intensidade).
Estudos mostram, que a distância média total percorrida por um jogador independente da sua posição é de 8.690 metros durante uma partida de futebol. Sendo 36,8% (3.187 m) trote, 24,8% (2.159 m) caminhada, 20,5% (1.810 m) corrida em velocidade submáxima, 11,2% (974 m) sprint (corrida em velocidade máxima) e 6,7% (559 m) corrida para trás. Mas, existe a queda de rendimento físico durante o jogo, Bangsbo (1991), afirma que a média da distância total percorrida durante o primeiro tempo foi de 5% maior quando comparada com o segundo tempo.
Neste sentido, a creatina vem sendo utilizada como um recurso ergogênico para atletas de futebol, pois favorece alguns efeitos como:
-Capacidade de esforço e da velocidade de repetição do esforço;
-Força e/0u potência;
-Performance durante sessões de esforço com contração muscular máxima.
Isto é muito importante para equipes de pequeno e médio porte de futebol, que por ventura, perdem seu rendimento no segundo tempo das partidas e não sabem o que pode estar acontecendo. A alimentação e a ingestão de liquídos dos atletas pode estar insuficiente e os treinamentos podem não estar sendo individualizados aos atletas que estão perdendo o rendimento. Por isso, atletas tem que ser bem orientados para que rendam o seu máximo durante todo o tempo da partida. Alimentação e hidratação combinados com o treinamento específico por posição são igual a ótima performance.

Nenhum comentário: