segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ESCOLA E CRIATIVIDADE

Faltam apenas alguns dias para iniciarmos o ano letivo de 2008, nós professores não podemos esquecer jamais que estamos no século XXI. Com isso, nossos ensinamentos, tem no mínimo que se preocuparem numa formação básica para nossos educandos viverem bem nesse século.
Temos que acabar com essa educação castradora, inibidora, uma vez que ensina à criança, desde muito cedo, a extensão de sua incapacidade, de sua falta de jeito e de talento. É na escola tradicional que se aprende que a habilidade para a pintura, canto e para artes, esportes, etc., é um privilégio para poucos, conscientizando-os (ou a grande maioria, dos alunos) de que não são capazes, de que não têm jeito.
Temos que contribuir para liberar, expandir e desenvolver as habilidades criativas, desmistificar essa idéia de que criatividade é um dom, privilégio de poucos, e assumir a responsabilidade e o importante papel, que nós professores temos no processo de crescimento do aluno e do desenvolvimento de suas habilidades criativas. O professor é efetivamente uma peça central, que tem um imenso poder e influência sobre o aluno, podendo contribuir tanto para o crescimento e expansão de suas habilidades, além de exercer influência significativa na construção de um autoconceito positivo, como, pelo contrário, exercitar o seu poder no sentido de dificultar este crescimento, prejudicando o aluno no processo de descoberta de si mesmo, de suas habilidades e potenciais.
Esta é a grande tarefa para nós educadores neste ano letivo, e nos posteriores. Espero que consigamos!

Nenhum comentário: