segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA CONSCIENTIZADORA

As aulas de Educação Física no âmbito escolar têm muito a proporcionar aos educandos. Deixando de ser apenas uma aula que os alunos deixam a posição sentada e dar um descanso para seu cérebro.
Pessoas sedentárias, têm muitas doenças que poderiam ser evitadas com a simples prática diária de 30 minutos de atividade física continua ou intervalada (por exemplo 3 períodos de 10 minutos). Isso proporciona ao seu sistema imunológico defesas naturais e uma sensação de bem estar consigo mesmo.
Várias doenças que vem acometendo a população mundial (algumas genéticas outras não) podem em alguns casos, serem evitadas com a prática de atividade física, ou até mesmo terem seus sintomas amenizados por causa dela, se forem realizados desde uma tenra idade.
A aula de Educação Física e Atividade Física Conscientizadora têm um intuito de informar aos educandos sobre algumas doenças que podem ser prevenidas, ou ter seus sintomas amenizados no futuro. Mas além disso, principalmente informar, sobre os riscos destas enfermidades, que na sua grande maioria, já afeta alguns familiares ou amigos próximos destes educandos. Enfermidades como hipertensão arterial, obesidade, diabetes (tipo I e II) e osteoporose. Serão temas do projeto, e junto com esses temas, que vamos desenrolar outros tópicos como: hábitos alimentares, estilo de vida (ativo ou sedentários), horas de sono.
Desta forma, propomos um maior engajamento por parte dos educandos, na disciplina Educação Física e mostrando que ela apesar de trabalhar com os membros externos (braços e pernas) mais visivelmente, internamente ela atua nos órgãos vitais, como cérebro, coração, pulmões, ossos. Dando um respaldo para o seu bom funcionamento.

Nenhum comentário: