segunda-feira, 6 de agosto de 2007

ABORDAGEM COGNITIVA (PARTE II)

Nesta semana relatarei os estudos de Torrance, que tem se dedicado ao estudo da criatividade como capacidade intelectual. Torrance (1965) define a criatividade como o processo de se tornar sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências, testar e retestar as hipótese, possivelmente modificando-as, e finalmente comunicando os resultados.
A contribuição de Torrance pode ser considerada uma extensão da contribuição de Guilford, uma vez que ele enfatiza os mesmos traços que Guilford em relação à criatividade, fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Mas, embora aceite os mesmos traços propostos por Guilford , ele se concentra no estudo da criatividade infantil, na avaliação e desenvolvimento das capacidades de pensamento criativo das crianças.
E isso é, muito importante para nós professores de Educação Física, que nos preocupamos com a criatividade motora dos nossos educandos. Pois uma criança que tenha essa capacidade bem desenvolvida na infância, pode vir a ser um talento no desporto, ou um cidadão com grande desenvoltura nas práticas esportivas de lazer.
Esse pensamento criativo infantil, pode ser observado em várias crianças durante brincadeiras que elas necessitam fazer movimentos sem um modelo estereotipado. Elas começam a criar através dos movimentos naturais, correr, saltar e lançar, nós só precisamos orientar essas crianças e implementar alguns desses movimentos, que ficarão armazenados no seu córtex motor e futuramente estarão prontos para serem resgatados para outras atividades, como por exemplo, um drible desconcertante no futebol, um movimento inusitado na frente do marcador no basquete, um golpe bem aplicado no judô, uma manobra radical num salto de motocross, etc. Enfim, crianças que tem uma grande gama de movimentos na infância tem uma ampla vantagem na criatividade motora sobre crianças menos ativas, e isso explica alguns fenômenos das modalidades esportivas.

Nenhum comentário: