segunda-feira, 26 de maio de 2008

DIFERENÇA ENTRE ESQUEMA TÁTICO E SISTEMA TÁTICO

É comum ouvirmos muitos comentaristas esportivos e até mesmo torcedores relatarem sobre a forma de seus clubes jogarem, e até sobre a seleção brasileira. Muitos falam, que a equipe teve uma esquema tático errado,ou sistema tático deficiente. E nisso, percebo que muitas vezes há uma troca das informações, uma confusão, ou melhor dissendo, de uma maneira equivocada, mencionam esquema e sistema significando a mesma coisa. As pessoas misturam os conceitos, sendo que, um é parte do outro.
Sistema Tático: é o conjunto das táticas que determinam as ações e características de uma equipe em campo. Compõe-se de idéia de jogo, desenho tático, esquematizações, variações, posturas, sistemas de marcação, detalhes táticos e estilo de jogo. Por convenção,adotam-se as denominações numéricas, 1-4-4-2, 1-3-5-2 ou 1-4-3-3 (eu considero o goleiro dentro do sistema tático), por exemplo, para nomear os sistemas táticos no futebol. O sistema tático ideal é aquele que traduz todas as necessidades de um time de futebol, numa idéia de jogo simples e objetiva.
Esquema Tático: é um elemento importante do sistema tático. Exemplificando, é uma movimentação de campo previamente determinada e treinada entre alguns jogadores e/ou setores da equipe. As esquematizações táticas são jogadas ensaiadas (faltas, escanteios, saída de jogo com o goleiro, etc.),que fazem parte de um contexto de táticas maior, denominado sistema. Portanto, é prudente não confundir os conceitos de sistema e esquema.

3 comentários:

ana rita disse...

O sistema tático é a forma como uma equipe fica distribuída em campo ou seja, o posicionamento dos seus jogadores e o esquema tático é a forma como estes jogadores se movimentam para desenvolver o sistema tático?

Unknown disse...

Valeuuuuuu

Anônimo disse...

Parabéns Douglas. Conheço Porto União e União da Vitória. Coladas, separadas pela ferrovia. E tem o sistema tático individual que o Luxemburgo falou agora na entrevista no Corinthians. Hoje 5 de maio de 2023. Gostaria de um tópico sobre individualidade do jogador.