domingo, 18 de maio de 2008

TDA/H EM MENINAS

Quem nunca reparou em uma menina, sempre quieta em uma sala de aula ou em um treinamento de qualquer esporte. Mas, e o seu rendimento, é condizente ao seu comportamento? Todos se perguntam, por que ela nunca aprende? Pois, nunca conversa na aula (ou treino), não arruma confusões com os colegas, parece estar sempre entendendo tudo!

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) tem sido, na atualidade, um dos temas mais pesquisados na área da psicopatologia infanto-juvenil. O transtorno está caracterizado por uma diversidade de sintomas, como: hiperatividade, déficit de atenção, impulsividade, agitação motora, falta de persistência na continuidade de tarefas, antecipação de respostas a questões não-concluídas, entre outros. Esses sintomas afetam tanto o desenvolvimento emocional e global da criança como sua adaptação social, acarretando, também, comprometimento no âmbito acadêmico, mesmo que essa criança apresente um nível normal de inteligência.

A literatura mais antiga indicava a predominância do TDA/H em meninos. Em 1968, Werry encontrou uma freqüência bem distinta de 9:1. Em um estudo mais recente, Biederman e colaboradores (2002) conduziram um estudo para examinar o impacto do gênero na apresentação clínica do TDA/H numa amostra referida de 140 meninos e 140 meninas com o transtorno, e 120 meninos e 122 meninas sem o transtorno. As meninas neste estudo apresentaram mais chances de ter o TDA/H do tipo desatento, menos co-morbidade de agressividade, agitação e menos problemas na escola, do que os meninos.

Sendo assim, pode estar aí uma possível explicação para o mau rendimento das meninas quietas e comportadas na escola e nos treinamentos de táticas (que esquecem de fazer o combinado durante os jogos). Pois, os meninos apresentam mais co-morbidades, do tipo: hiperatividade, agressivo, agitação motora, impulsividade. E chamam mais a atenção, (na escola e nos treinamentos) do que aquelas meninas comportadas, que tem um rendimento aquém do esperado pelas atitudes. Prestemos mais atenção nisso.

Um comentário:

Denise Cristine Borges disse...

Seu blog está cada dia melhor.
Parabéns!!

Denise