segunda-feira, 12 de maio de 2008

A ESCOLA BRASILEIRA

O Brasil é, indiscutivelmente o celeiro de craques do futebol mundial. A nossa mistura de raças, a paixão pelo esporte, a vivência que todos nós temos com essa cultura do futebol desde muito cedo, a irreverência do povo exacerbada na forma de jogar dos brasileiros e principalmente a nossa necessidade de superar obstáculos em todos os níveis da nossa vida esportiva faz a diferença em favor do atleta brasileiro.

Não é a toa que David Beckham fundou uma escola de formação aqui em nosso país. Nós temos o material humano. Por isso, temos que tomar o cuidado de não desperdiçar esses diamantes. Fazendo uma analogia com o artigo de Claudio de Moura Castro (colunista da Veja, da semana passada) com relação à educação. Nós temos que estar preparados, para lapidar esses diamantes, e fazer deles obras de preço incalculável. Mas para isso, temos que nos preparar teoricamente tanto ou melhor que os europeus, para podermos fazer uma instrução de base forte para os clubes posteriormente tenham atletas realmente prontos para poderem solucionar a grande maioria dos problemas que possam surgir dentro e fora das quatro linhas.
Temos que ter essa consciência, e não continuar sendo país colônia. Temos que mostrar nosso valor e tentar segurar esses meninos que todos os meses deixam nosso país para serem jogadores de futebol em categorias de base na Europa, América do Norte e Ásia. Depois aparecem nas telas de tv, mas por aqui ninguém nunca os viu jogar.
Sendo assim, se conseguirmos isso seremos imbatíveis nesse esporte que mexe tanto com o nosso país e este na nossa cultura desde o berço. Espero que consigamos.

Um comentário:

Unknown disse...

Fazia tempo que eu não vinha aki nesse conceituado veiculo de aprendizado e comunicação!

Forte abraço e continue assim!

Abraços,

Marco Ricardo Wagner
Consultor Tecnico