segunda-feira, 3 de março de 2008

LÍQUIDOS PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL

A água é um componente vital para quem se exercita, representando 60% a 65% do peso corporal total.
Se os atletas perdem líquido demais pelo suor e não repõem o que perderam, tanto de líquidos quanto de importantes eletrólitos (como sódio e potássio), correm o risco de se desidratar.
A desidratação pode diminuir a energia e prejudicar o desempenho. Mesmo uma perda de 2% do peso corporal pelo suor (1,5 Kg para um jogador de 75 Kg) pode representar uma desvantagem para o atleta.
Os jogadores de futebol devem conhecer sua taxa de sudorese. Como a taxa de sudorese pode variar dependendo do indivíduo, clima e intensidade do exercício, a comissão técnica deve medir:
  • Quanto peso perderam os jogadores durante o exercício (em gramas)
  • Qual volume de líquidos consumidos durante o exercício (em ml)
  • A quantidade que devem ingerir de líquidos para repor as perdas de suor

Os jogadores de futebol, principalmente aqueles que treinam de maneira bastante árdua duas vezes por diapodem se manter hidratados se:

  • Lembrarem de líquidos o dia todo. Isso pode ser tão simples quanto começar o dia com uma bebida esportiva e depois usar um garrafa d´agua como estímulos para continuar a ingerir líquidos no restante do dia;
  • Ingerirem líquidos antes dos treinos, jogos e eventos. Os atletas devem ter como objetivo consumir ao menos 500 ml de líquidos 2 a 3 horas antes da prática de atividade física e ingerir outros 250 ml, 10 a 20 minutos antes de entrar em campo;
  • Beberem em intervalos regulares (15 a 20 minutos) durante treios e jogos. Bebidas esportivas podem ajudar a evitar a desidratação e cãibras musculares porque ajudam a repor eletrólitos (sódio e potássio) perdidos pelo suor sem se hiper-hidratar.

Nenhum comentário: