quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

MÃO VITORIOSA (adaptado de Ricardo Bocão)

Essa é uma teoria que vem sendo bastante usada pelos atletas do surf e que vem dando resultados expressivos e resolvi adaptá-la ao motocross. A teoria baseia-se sobre os cinco dedos de uma mão vitoriosa:

● Inteligência de Competição;
● Condição Psicológica;
● Condição Física;
● Moto;
● Performance de Pilotagem.

Tudo isso, se trata de uma busca pela excelência e não uma busca pela perfeição, que não existe. Um dos sinônimos de excelência no dicionário é “superioridade”. Então mesmo que você não seja perfeito num campeonato, mesmo que não se sinta na sua melhor forma geral, sendo apenas “superior” aos outros, você ganhará o campeonato.
A idéia geral dessa teoria tem como o objetivo se manter o mais perto que puder de 50 pontos durante o maior tempo possível, cada “dedo” valendo 10 pontos. Usando uma avaliação universal de 0 a 10, você deve fazer com que cada “dedo” que compõem a mão e a sua capacidade de se superar se aproxime o máximo de 10 e com cada “dedo” sendo trabalhado ao máximo, você se aproxime dos 50 pontos.
Olhe os cinco itens que representam cada “dedo” e tente imaginar como é difícil estar perto da nota 10 em todos os itens ao mesmo tempo. Não adiante obter excelência em dois itens, estar mais ou menos em dois e fraco num quinto item. Você não vai chegar longe.

● Inteligência de Competição: é a arte de entender as baterias, tentar fazer um boa largada, aproveitar as falhas dos adversários, achar o carreiro ideal, somar sempre algum ponto em cada bateria, observar o que os pilotos mais rápidos estão fazendo pra ganhar alguns segundos.

● Condição Psicológica: assuma que sua vida pessoal estará sempre misturada à sua vida competitiva. Às vezes mais, ás vezes menos. E que cabe quase exclusivamente a você priorizar as situações que surgirão nessas duas vidas. Entenda que, se quiser ser um dos melhores do Brasil durante dez anos ou mais, tudo que envolve a sua carreira competitiva (treinamentos físicos e psicológicos, patrocínios e suas responsabilidades, relação com a mídia...) deve ser prioridade naqueles dez anos ou mais. Treine sua mente para desenvolver e evoluir continuamente os outros itens aqui relacionados. Treine a sua mente para entender sempre que o resultado das suas conquistas ou derrotas é relacionado diretamente ao seu esforço, nada mais. Mentes fortes produzem competidores confiantes, determinados e vencedores.

● Condição Física: o mais óbvio de todos os itens e, por isso mesmo, muitas vezes relegado a segundo plano. Mas um corpo forte agüenta melhor o desgaste das viagens, as duas baterias do domingo. Esteja sempre questionando e informando sobre os efeitos dos exercícios, se estão dando resultado ou não, tenha uma participação ativa nesse quesito.

● Moto: o mesmo que um carro de F1. você pode ser um dos melhores. Pilotando um dos piores carros, não vai chegar na frente nunca. Esteja sempre interado das condições da moto, calibragem dos pneus, manoplas, embreagem, etc. Enfim, tente saber ao máximo das condições do seu foguete.
● Performance de Pilotagem: é a mistura e o resultado direto dos quatro itens acima. Alguns poucos nascem fenômenos, talentos naturais. A maioria leva jeito. Só com esforço, dedicação e trabalho dos itens acima os fenômenos alcançam o que estava separado para eles, e os que levam jeito alcançam os fenômenos.

Nenhum comentário: