segunda-feira, 23 de julho de 2007

TEORIA DO AMBIENTE COMPORTAMENTAL

Urie Bronfenbrenner trabalhou de 1970 a 1990 na teoria do ambiente comportamental. Dando ênfase a fatores do meio ambiente como fatores-chave para o desenvolvimento da criança.
A teoria ecológica de Bronfenbrenner é baseada na premissa de que não é o ambiente comportamental, em si, que prediz o comportamento, mas a interpretação do indivíduo sobre o ambiente, tanto no tempo quanto no espaço. Isto é, o significado ligado ao ambiente e não o ambiente em si é que orienta o comportamento.
Ele dá considerável importância às percepções das atividades, pápeis e relações interpessoais que um indivíduo tem e que são tipicamente demonstradas em um ambiente comportamental. “Atividades” são o que as pessoas estão fazendo. “Papéis” são os comportamentos esperados naquele ambiente para determinada posição na sociedade - pai/mãe, professor, adolescente, treinador, aluno e assim por diante. As “relações interpessoais” são as maneiras pelas quais as pessoas tratam umas às outras, pelo que elas dizem e o que fazem naquele ambiente.
Sendo assim, a cada mudança de ambiente que ocorre em nossas vidas, (principalmente na das crianças quando se deparam com os primeiros anos escolares), é natural que nos fechemos e nos sintamos um pouco inseguros e agressivos, pois estamos entrando em um ambiente desconhecido, mas com o passar do tempo vamos tomando consciência do nosso papel. Entretanto, temos que procurar entender o que o ambiente escolar significa para as crianças, para que possamos dá melhor maneira possível desenvolver as suas totais potencialidades motoras, cognitivas e sociais dentro do ambiente escolar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dae Jucao, cara ta show essas aulas que vc da aki semanalmente...legal mesmo continue assim que toda semana to por aki aprendendo um pouco.

Abraco