segunda-feira, 9 de julho de 2007

O ENIGMA DA SUPERDOTAÇÃO

Muitas perguntas ficam sem respostas quando o assunto é Altas Habilidades/Superdotação. Principalmente para nós, professores que trabalhamos no cotidiano com diversas crianças e adolescentes. Já que pesquisas apontam, que para a identificação de superdotados, a opinião do professor da classe é muito importante.
Desta forma, quem são considerados os portadores de Altas Habilidades/Superdotação?
Alguns relatam que são indivíduos dotados de habilidades relevantes em níveis significativamente acima daqueles das pessoas em geral. Outros (como eu) relatam que o termo superdotação não é uma tarefa fácil de definir. A verdade é que não existe uma definição precisa e aceita universalmente. A definição de superdotados aceita pelo MEC (1995) é a de que são considerados superdotados todos aqueles que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer um dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes visuais, dramáticas e musicais e capacidade psicomotora.
Tendo essa definição como base, observamos que as Altas Habilidades/Superdotação se revela por um conjunto de traços e características, e não apenas pela velocidade do desenvolvimento ou por demonstrações de inteligência.
E o local de maior riqueza para a observação desses conjuntos e traços é a escola. Pois é nela, que o superdotado pode apresentar o melhor ajuste ou o pior desajuste na vida. Sua capacidade superior pode tanto ajudar nos estudos e contribuir para um desempenho excepcional, como o pode levar ao tédio, aborrecimento ou rebeldia capazes de provocar um desempenho insatisfatório.
Pesquisa realizada por Guenther (2003) aponta que 3% a 5% da população seja constituída de superdotados, assim o Brasil teria aproximadamente 6 milhões de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. E quantos profissionais da educação têm formação para atender essa clientela? Essa pergunta fica sem resposta por enquanto, pois a nossa política de educação agora vem despertando para atender essa população tão importante para o desenvolvimento da nossa nação. Identificar, desde cedo, e compreender o aluno com talentos especiais na escola, representa prevenir problemas futuros de aprendizagem e de ajustamento.

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