segunda-feira, 16 de julho de 2007

ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA


Esteve no Brasil neste fim de semana 14 e 15 de julho, o renomado pesquisador nas áreas de desenvolvimento motor, aprendizado de habilidades motoras, atividade física e desempenho motor em crianças, David L. Gallahue.
O autor é defensor da abordagem desenvolvimentista à Educação Física que tem como objetivo instruir os indivíduos no uso de seus corpos, de modo que possam executar grande variedade de movimentos fundamentais, eficiente e efetivamente, durante a vida e aplicar essas habilidades básicas a muitas habilidades motoras especializadas às necessidades da vida diária, recreativas ou desportivas e competitivas.
Temos a consciência que existe uma seqüência normal nos processos de crescimento, desenvolvimento e de aprendizagem, isto significa que as crianças necessitam ser orientadas considerando-se estes processos, pois só assim as suas reais necessidades e expectativas serão alcançadas. Desta forma, nós professores de Educação Física temos uma grande parcela de responsabilidade na formação das futuras gerações de atletas, professores e cidadãos de nosso país. Pois, se o nosso trabalho for pautado em uma boa fundamentação teórica teremos muito mais confiança na nossa função como educadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Gostei muito do seu blog! Me ajudou bastante em minhas pesquisas....
Meu nome é Gabriela,estou me formando esse ano em educação física e foi bom ler seus artigos!
Té mais e sucesso!