quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A ANÁLISE DO JOGO

"Fazer a leitura correta do funcionamento tático da equipe auxilia em muito na detecção dos problemas no sistema tático. A busca de soluções para o time de futebol passa pela criteriosa análise do rendimento do conjunto da equipe, dos setores em particular e da individualidade dos jogadores." (Drubscky 2003, p.102)
Considerando que o processo de treinamento é único e que deve ter em vista o jogo que se procura, este deverá então, ter por base o Modelo de Jogo consubstanciado num conjunto de princípios de ação que servirão de referência à condução do processo e que permitirão alcançar o objetivo de organização da equipe.
As decisões dos jogadores devem ter por base determinados princípios que constituirão, no seu conjunto, a lógica interna de funcionamento da equipe. Para que isto ocorra tem que se treinar tendo como principal prioridade a aquisição de hábitos referentes a uma determinada forma de jogar futebol, que pode ser promovida pela Periodização Tática.
Tendo tudo isso devidamente trabalhado, os treinadores poderão ter uma melhor análise de jogo e poderão substituir as peças que não estão de acordo com o Modelo de Jogo preestabelecido.
Lógico que está forma de trabalhar é para poucos hábeis profissionais que não acham que trabalho tático é "perfumaria".

Nenhum comentário: