quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PERIODIZAÇÃO TÁTICA

Considerando que o processo de treino é único e que deve ter em vista o jogo que se procura, este deverá então, ter por base o Modelo de Jogo consubstanciado num conjunto de princípios de ação que servirão de referência à condução do processo e que permitirão alcançar o objetivo de organização da equipe.
As decisões dos jogadores devem ter como base determinados princípios que constituirão, no seu conjunto, a lógica interna de funcionamento da equipe. Para que isto aconteça tem que se treinar tendo como principal prioridade a aquisição de hábitos referentes a uma determinada forma de jogar futebol, que no meu entender e de acordo com pesquisas efetuadas é mormente facilitado e promovido pela Periodização Tática. Periodizar, significa dividir em espaços de tempo ou períodos de extensão ou duração variável, estabelecer períodos. À consecução deste objetivo não é alheia a uma intervenção competente e adequada do treinador ao longo do processo pois permite um direcionamento mais concreto e eficaz.
Para que possamos entender melhor, destaco:
  • Descrever os mecanismos inerentes ao processo e cumprimento dos princípios de jogo;
  • Indagar a cerca das formas de perspectivar este processo por parte dos treinadores no que se refere à intervenção específica; e
  • Possibilitar uma maximização da transferência dos conteúdos essenciais do treino para o jogo.

Aqueles que acreditam nessa tendência de planejar e organizar as suas sessões de treinamento, estão caminhando há passos largos para que os seus jogadores sejam mais preparados para as soluções de problemas durante uma partida de futebol.

Nenhum comentário: