sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

FORMAS DE MOVIMENTO: A DIFERENÇA NO FUTEBOL

O renomado autor David L. Gallahue (2005) define habilidade motora da seguinte forma:

"um padrão de movimento fundamental realizado com precisão, exatidão e controles maiores. Na habilidade motora, a precisão é enfatizada e o movimento extrínseco é limitado; em um padrão de movimento fundamental, o movimento é enfatizado, mas a precisão é limitada e não é necessariamente vista como o objetivo" p.19
Procurando entender essa definição, me vem a cabeça um pensamento. Será que nos preocupamos em enfatizar à habilidade motora em nossas crianças.
Agora fazendo um comparativo com as equipes de futebol profissional de todos os estados, os times do interior se equivalem com os da capital na parte física, mas na parte técnica, muitas vezes os da capital são superiores.
Daqui pra frente, quem trabalha com categorias de base, escolas esportivas e aulas de Educação Física, deveria pensar se está realmente contribuindo para o desenvolvimento dessa criança da maneira que deveria contribuir como Educador Físico. Pois se todos fizermos a nossa tarefa teremos inúmeros talentos aparecendo para os esportes muito em breve.

Nenhum comentário: