segunda-feira, 31 de março de 2008

AQUECIMENTO

O objetivo do aquecimento, é preparar o sistema neuromuscular, além do cardiovascular, de forma a criar os pressupostos fisiológicos adequados, o mais próximo da realidade do jogo ou da modalidade esportiva especifíca. Os pressupostos fisiológicos estão relacionados ao aumento da contratilidade dos músculos, ao aumento da temperatura muscular e corporal, à diminuição da viscosidade sanguínea, à mobilidade articular, à coordenação dos movimentos e à diminuição dos riscos de lesões nos músculos, tendões, ligamentos e articulações. Além disso, o aquecimento também auxilia na criação de um ótimo estado de predisposição psicológica. Assim, pode-se afirmar que o aquecimento consiste em um conjunto de exercícios físicos, especialmente selecionados, com a finalidade de preparar o organismo do atleta em níveis que incrementam a excitabilidade do sistema nervoso central, o que facilita o processo de excitação e ativação dos hábitos motores já adquiridos em condições complexas da atividade desportiva.
O número de repetições dos exercícios pode ser modificado, dependendo dos objetivos do aquecimento, do nível de preparação dos atletas, das particularidades dos exercícios, da temperatura ambiente, da possibilidade de conservação da roupa utilizada (piloto de motocross) e de outros fatores. A sequência de execução dos exercícios deve ser iniciada do grupamento muscular menor para o maior, o que permite um aumento da temperatura corporal de forma gradativa.

segunda-feira, 24 de março de 2008

POWERBALL

A mais nova sensação nos boxes das corridas de motocross, supercross e downhill do país é o POWERBALL.
É um cilindro de plástico que dentro tem uma bola acionada por um fio, essa começa a girar em torno de seu próprio eixo e produz uma força gravitacional. Os pilotos a acionam em suas mãos e tentam embalar essa bola dentro do cilindro o mais rápido possível, assim ela produz um força gravitacional que pode chegar até 18 Kg.
Esse é o mais novo aquecimento muscular para os antebraços antes das baterias. É um trabalho muscular bem intenso, trazendo grandes benefícios para os pilotos, que mantem um trabalho de resistência muscular no local das competições.

segunda-feira, 3 de março de 2008

LÍQUIDOS PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL

A água é um componente vital para quem se exercita, representando 60% a 65% do peso corporal total.
Se os atletas perdem líquido demais pelo suor e não repõem o que perderam, tanto de líquidos quanto de importantes eletrólitos (como sódio e potássio), correm o risco de se desidratar.
A desidratação pode diminuir a energia e prejudicar o desempenho. Mesmo uma perda de 2% do peso corporal pelo suor (1,5 Kg para um jogador de 75 Kg) pode representar uma desvantagem para o atleta.
Os jogadores de futebol devem conhecer sua taxa de sudorese. Como a taxa de sudorese pode variar dependendo do indivíduo, clima e intensidade do exercício, a comissão técnica deve medir:
  • Quanto peso perderam os jogadores durante o exercício (em gramas)
  • Qual volume de líquidos consumidos durante o exercício (em ml)
  • A quantidade que devem ingerir de líquidos para repor as perdas de suor

Os jogadores de futebol, principalmente aqueles que treinam de maneira bastante árdua duas vezes por diapodem se manter hidratados se:

  • Lembrarem de líquidos o dia todo. Isso pode ser tão simples quanto começar o dia com uma bebida esportiva e depois usar um garrafa d´agua como estímulos para continuar a ingerir líquidos no restante do dia;
  • Ingerirem líquidos antes dos treinos, jogos e eventos. Os atletas devem ter como objetivo consumir ao menos 500 ml de líquidos 2 a 3 horas antes da prática de atividade física e ingerir outros 250 ml, 10 a 20 minutos antes de entrar em campo;
  • Beberem em intervalos regulares (15 a 20 minutos) durante treios e jogos. Bebidas esportivas podem ajudar a evitar a desidratação e cãibras musculares porque ajudam a repor eletrólitos (sódio e potássio) perdidos pelo suor sem se hiper-hidratar.