quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PERIODIZAÇÃO TÁTICA

Considerando que o processo de treino é único e que deve ter em vista o jogo que se procura, este deverá então, ter por base o Modelo de Jogo consubstanciado num conjunto de princípios de ação que servirão de referência à condução do processo e que permitirão alcançar o objetivo de organização da equipe.
As decisões dos jogadores devem ter como base determinados princípios que constituirão, no seu conjunto, a lógica interna de funcionamento da equipe. Para que isto aconteça tem que se treinar tendo como principal prioridade a aquisição de hábitos referentes a uma determinada forma de jogar futebol, que no meu entender e de acordo com pesquisas efetuadas é mormente facilitado e promovido pela Periodização Tática. Periodizar, significa dividir em espaços de tempo ou períodos de extensão ou duração variável, estabelecer períodos. À consecução deste objetivo não é alheia a uma intervenção competente e adequada do treinador ao longo do processo pois permite um direcionamento mais concreto e eficaz.
Para que possamos entender melhor, destaco:
  • Descrever os mecanismos inerentes ao processo e cumprimento dos princípios de jogo;
  • Indagar a cerca das formas de perspectivar este processo por parte dos treinadores no que se refere à intervenção específica; e
  • Possibilitar uma maximização da transferência dos conteúdos essenciais do treino para o jogo.

Aqueles que acreditam nessa tendência de planejar e organizar as suas sessões de treinamento, estão caminhando há passos largos para que os seus jogadores sejam mais preparados para as soluções de problemas durante uma partida de futebol.

domingo, 16 de agosto de 2009

ATACANTES

Estatura: 165 cm a 195 cm

Características Físicas
Velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, velocidade de reação, impulsão e tempo de bola;

Características Técnicas
Manejo de bola, cabeceio, drible em profundida, penetração, finalização e visão periférica;

Características Táticas
Colocação, entrosamento com os companheiros, saber criar espaços, noção de impedimento, movimentação constante para ambos os lados e finalização.

Características Psicológicas
Coragem, agressividade, combatividade, personalidade, iniciativa, determinação e decisão.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MEIAS

Estatura: entre 175 cm e 185 cm.

Características Físicas
Resistência aeróbia, força, coordnação, agilidade e velocidade de reação;
Negrito
Caracterísitcas Técnicas
O desarme, antecipação, recuperação, habilidade com bola, a visão periférica e de profundidade, drible para frente, o passe, o lançamento e a finalização;

Características Táticas
Entrosamento com os companheiros, visão e entendimento de jogo, domínio de transições (ataque - defesa, defesa - ataque) sentido de infiltrações e cobertura;

Caracterísitcas Psicológicas
Combatividade, determinação, poder de decisão, coragem e persistência.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ZAGUEIROS

Estatura: entre 180 cm e 192 cm

Sempre lembrando que pode haver exceções, podendo aparecer atletas fora deste padrão. Que poderam compensar a falta da estatura ideal com uma excelente colocação, impulsão e antecipação.
Caracterísitcas Físicas: resistência, força, agilidade, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade;
Caracterìsticas Técnicas: cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme (sem fazer falta) e distribuição de bola;
Características Táticas: entrosamento com os companheiros, noção e sentido de cobertura, colocação e domínio do impedimento e espaço (triângulos defensivos);
Caracterísitcas Psicológicas: liderança, determinação, coragem, maturidade, tranquilidade, controle emocional e decisão.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LATERAIS ou ALAS

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Estatura: entre 165 cm e 175 cm
Capacidades motoras: resistência, velocidade, coordenação e agilidade.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Desarme, antecipação, domínio de bola, precisão no passe e nos cruzamentos, domínio dos espaços e recuperação e facilidade nos confrontos 1x1.
CARACTERÍSTICAS TÁTICAS
As principais qualidades táticas de nossos laterais devem ser: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura (triangulação defensiva) e colocação.
Estas são as mais marcantes qualidades a serem desenvolvidas e para as quais devemos estar sempre atentos, treinando e aperfeiçoando-as sempre.
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS
Coragem,
Determinação,
Agressividade,
Iniciativa e o
Controle emocional.

domingo, 2 de agosto de 2009

QUALIDADES ESSENCIAIS AOS JOGOADORES

GOLEIROS

As principais características físicas para esta posição são:
Estatura: 190 cm a 205 cm.
Resistência anaeróbia alática, equilíbrio, coordenação, velocidade de reação, impulsão e a agilidade.
Características Técnicas
Entendo que os goleiros necessitam possuir e desenvolver as habilidades técnicas definidas como: visão periférica, firmeza, habilidade com a bola (mãos e pés), caídas e rolamentos, recuperação e reposição de bola (mãos e pés).
Características Táticas
Destaco como as principais caracterísitcas: colocação, saídas da meta, entrosamento com os companheiros, comando e orientação dos companheiros.
Características Psicológicas
Liderança, coragem, controle emocional, iniciativa, concentração, responsabilidade, atenção, determinação, tranquilidade e confiança.