segunda-feira, 27 de abril de 2009

PLANEJAMENTO DA PREPARAÇÃO FÍSICA NA EQUIPE JUVENIL

Os jogadores de futebol com idade entre 14 anos e 15 anos apresentam seu desenvolvimento físico localizado na fase de puberdade ou pós-puberdade. Neste momento acontece intensivo crescimento das partes corporais, hipertrofia muscular por causa da grande concentração de hormônios no sangue (principal testosterona). O desenvolvimento do sistema cardiovascular, principalmente o miocárdio, atrasa-se em relação ao desenvolvimento do aparelho locomotor. A ontogênese sobretudo aplica sua particularidade no planejamento das cargas no atleta de futebol juvenil. Do processo de treinamento deve-se excluir totalmente a frequência cardíaca acima de 180 bpm com duração acima de 30 segundos. A exceção ocorre nos jogos, sendo que durante o tempo de jogo é impossível direcionar a carga. Entretanto a quantidade de jogos não deve exceder 1 jogo por semana, somente assim o miocárdio consegue se recuperar totalmente. Portanto, a carga fundamental deve ser concentrada no desenvolvimento da hipertrofia das fibras musculares oxidativas e no aumento da massa mitocondrial nas fibras musculares glicolíticas.

sábado, 18 de abril de 2009

AS MUDANÇAS

Podemos acreditar que tudo o que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida, uma benção que só serve para esse dia e que não pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano, é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria dos nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Enfim, se focarmos nos pequenos detalhes, consegiremos encontrar a fórmula para a mudança que pode ser muito útil em nossas vidas.

domingo, 12 de abril de 2009

TREINAMENTO É FUNDAMENTAL

Usar a metodologia de treinamento fundamental, nas Escolas de Futebol é muito importante, pois, é específica da modalidade de futebol, que é executada de maneira geral e universal-objetivo. Contém exigências técnicas específicas e coloca no centro o aprendizado de técnicas específicas da modalidade esportiva e de movimentos especiais, especialmente sob condições padronizadas e facilitadas.
No treinamento fundamental, a participação em competições já representa um papel especial. Nisso deve ser observado o princípio de unidade entre treinamento e competição. Isso significa o seguinte: na competição deve ser exigido só o que já foi exercitado antes nos treinamentos, além disso, a atividade de competição tem uma certa função de controle para aquilo que foi aprendido no treinamento. Por outro lado, no treinamento é aprendido e exercitado o que a competição exige.
Desta forma, o treinamento é fundamental para podermos estar aperfeiçoando as capacidades físicas, técnicas e psicológicas dos alunos, principalmente na fase da puberdade.

sábado, 4 de abril de 2009

APTIDÃO E HABILIDADES MOTORAS

O desempenho de qualquer tarefa motora, seja em nível rudimentar, fundamental ou de habilidade esportiva, requer graus variáveis de aptidão cardiovascular, força e resistência muscular e flexibildade das articulações. Todo movimento envolve a aplicação de força para superar a inércia. Para aplicar essa força, deve-se possuir algum grau de força muscular. Se uma tarefa motora tem de ser desempenhada repetidamente, como quicar uma bola, a resistência muscular também é necessária. Se a ação deve ser repetida por um período longo em ritmo rápido, como conduzir uma bola num jogo de futebol da defesa para o ataque, inúmeras vezes durante uma partida, a resistência cardiovascular e a flexibilidade são exigidas. A reciprocidade na estruturação dos componentes da aptidão física fica evidente porque o desempenho de atividades motoras mantém e desenvolve níveis superiores de aptidão física são inseparáveis de atividade motora. É muito raro uma atividade motora não envolver qualquer aspecto de força, resistência muscular ou flexibilidade.