segunda-feira, 23 de junho de 2008

PROFILAXIA DE LESÕES

A chave para um condicionamento esportivo de sucesso é um programa de treinamento de força bem elaborado, que promova um desenvolvimento balanceado dos principais grupos musculares. Embora os esportes diferentes tenham exigências de condicionamento diferentes, os atletas jovens devem completar um programa de condicionamento muscular geral antes de começar um treinamento específico do esporte. Por meio, primeiramente, de um desenvolvimento de níveis de força altos em todos os grupos musculares importantes, os atletas reduzem enormemente o risco de lesões. Por outro lado, se os indivíduos trabalharem somente os grupos musculares mais usados em um esporte ou num evento atlético particular, esses músculos mais usados ficarão mais sujeitos a lesões por excesso de uso. e os músculos não treinados ficarão mais propensos a lesões traumáticas.
Os principais grupos musculares a serem trabalhados são:
Membros Inferiores: músculos quadríceps, isquiostibiais e glúteos (grandes músculos propulsores da coxa);
Tronco: músculos eretores da coluna (região lombar), reto abdominal e os oblíquos;
Parte Superior do Corpo: músculos peitoral maior, grande dorsal e deltóides;
Braços: músculos bíceps e tríceps;
Pescoço: músculos flexores e extensores e trapézios superiores.
Todos esses grupos musculares devem ser trabalhados através de exercícios com pesos livres (halter leves), faixa elástica e medicine ball. Mas tudo isso, com um bom acompanhamento profissional. Temos que fazer o melhor para orientar e garantir um bom desenvolvimento esportivo aos nossos alunos, sem uma interrupção prematura da sua vida esportiva e por que não da sua carreira promissora.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

DICAS PARA O PENSAMENTO CRIATIVO

Descobrir e Espantar-se: procure todos os dias encontrar algo que cause admiração. Pessoas especialmente criativas conservam por toda a vida espírito investigativo e curiosidade infantil. Diante disso, é importante questionar até os conhecimentos que parecem seguros. Anotando o que lhe pareceu inusitado e estranho, você poderá fortalecer sua percepção.
Motivação: nem todo tema ou toda atividade entusiasmam as pessoas na mesma medida. No pensamento criativo a motivação precisa estar em ordem, já que é preciso fazer alguns esforços. A inspiração aparece sobretudo quando uma área prende muito a atenção. Fundamente o que realmente quer fazer. Assim que sentir uma centelha de interesse, siga a pista. E se algo não o motiva, melhor manter distância.
Coragem e Liberdade de Pensamento: rotina e formas de pensar estanques integram o time dos arquiinimigos da criatividade. Frases como "mas sempre fizemos assim..." acabam de vez com a motivação. Os princípios também podem tornar-se barreiras ao pensamento. A criatividade exige a coragem de suplantar proibições ao pensamento e de olhar mais de perto idéias que em princípio parecem despropositadas, isso tudo sob o signo do inconformismo.
Tranquilidade e Descontração: embora pessoas criativas sejam frequentemente ativas, raramente são agitadas. Reserve um pouco de tempo para sonhar acordado e refletir, aí podem vir as melhores idéias. Procure oportunidades para relaxar e aproveite-as de maneira consciente. Pressão é algo que bloqueia a atividade criativa. Quem está à procura de uma idéia e para encontrá-la martiriza o próprio cérebro logo acaba levando o próprio pensamento a um beco sem saída.

domingo, 8 de junho de 2008

UMA POSIÇÃO CARENTE

Como já comentei na semana passada, laterais são difíceis de serem formados! Em quase todo mundo, o lateral de qualidade representa uma peça rara do futebol. Não é para menos! O lateral de hoje tem a difícil função tática de ocupar com eficiência uma faixa de campo muito grande. Ao mesmo tempo que se exige dele que marque o flanco defensivo, que geralmente é muito explorado pelo adversário, espera-se também que o lateral avance com qualidade para fazer as jogadas de linha de fundo no ataque. São muitas atribuições táticas para apenas uma peça. Ou os técnicos encontram alternativas para preencher as beiradas do campo ou terão cada vez mais dificuldades para descobrir laterais que atendam aos sistemas táticos atuais.
Um argumento hoje muito utilizado nas melhores equipes do mundo é a escalação de dois jogadores atuando sistematicamente nas laterais do campo e revezando-se entre as ações defensivas e ofensivas do setor. Mesmo que tenham funções mais defensivas ou ofensivas um em relação ao outro, ambos estão se alternando quase que exclusivamente nas ações daquela zona do campo. É uma maneira inteligente de cobrir com eficiência a extensa área que costuma ficar a cargo de apenas um jogador. Sempre que necessário, um desses homens, principalmente o que joga mais avançado, volta pelo meio para ajudar a ocupar os espaços livres jogando e marcando.

domingo, 1 de junho de 2008

COMO FORMAR LATERAIS?

Essa foi uma das indagações que cheguei no curso de aperfeiçoamento que fiz na semana passada em Curitiba. Os profissionais do Clube Atlético Paranaense que ministraram o curso, responderam que essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida, devido à escassez de laterais no futebol mundial. Mas após muito conversamos, chegamos a um consenso de que, os sistemas e esquemas táticos estão acabando com os laterais.
Muitos técnicos têm utilizado meias e volantes nas laterais. E isso tem causado sérios problemas com a atuação dos laterais de origem em algumas equipes do nosso futebol.
Como trabalho em uma escola de formação de talentos para o futebol e mesmo sabendo que o futebol é um esporte extremamente democrático, onde todos os biótipos podem praticar, temos que ter algum parâmetro:
Laterais
Características físicas: as qualidades físicas que destacamos são, estatura a qual deveria situar-se entre 1,65 metro a 1,75 metro, resistência, velocidade, coordenação e agilidade.
Características técnicas: desarme, antecipação, domínio de bola, precisão no passe e nos cruzamentos, domínio dos espaços e recuperação.
Características táticas: as principais qualidades táticas de nossos laterais devem ser: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura e colocação. Estas são as mais marcantes qualidades a serem desenvolvidas e para as quais devemos estar sempre atentos, treinando e aperfeiçoando-as sempre que possível.
Características psicológicas: podemos citar como qualidades mais desejadas: a coragem, a determinação, a agressividade, a iniciativa e o controle emocional.
Tendo identificado algumas dessas características em algum menino durante os treinamentos, nós profissionais da área temos a obrigação de expor isso para o menino e de alguma forma, orientá-lo para que se dedique a essa posição tão importante e carente em nosso esporte. E nunca esquecer, o grande segredo da formação é a habilidade motora!