segunda-feira, 26 de maio de 2008

DIFERENÇA ENTRE ESQUEMA TÁTICO E SISTEMA TÁTICO

É comum ouvirmos muitos comentaristas esportivos e até mesmo torcedores relatarem sobre a forma de seus clubes jogarem, e até sobre a seleção brasileira. Muitos falam, que a equipe teve uma esquema tático errado,ou sistema tático deficiente. E nisso, percebo que muitas vezes há uma troca das informações, uma confusão, ou melhor dissendo, de uma maneira equivocada, mencionam esquema e sistema significando a mesma coisa. As pessoas misturam os conceitos, sendo que, um é parte do outro.
Sistema Tático: é o conjunto das táticas que determinam as ações e características de uma equipe em campo. Compõe-se de idéia de jogo, desenho tático, esquematizações, variações, posturas, sistemas de marcação, detalhes táticos e estilo de jogo. Por convenção,adotam-se as denominações numéricas, 1-4-4-2, 1-3-5-2 ou 1-4-3-3 (eu considero o goleiro dentro do sistema tático), por exemplo, para nomear os sistemas táticos no futebol. O sistema tático ideal é aquele que traduz todas as necessidades de um time de futebol, numa idéia de jogo simples e objetiva.
Esquema Tático: é um elemento importante do sistema tático. Exemplificando, é uma movimentação de campo previamente determinada e treinada entre alguns jogadores e/ou setores da equipe. As esquematizações táticas são jogadas ensaiadas (faltas, escanteios, saída de jogo com o goleiro, etc.),que fazem parte de um contexto de táticas maior, denominado sistema. Portanto, é prudente não confundir os conceitos de sistema e esquema.

domingo, 18 de maio de 2008

TDA/H EM MENINAS

Quem nunca reparou em uma menina, sempre quieta em uma sala de aula ou em um treinamento de qualquer esporte. Mas, e o seu rendimento, é condizente ao seu comportamento? Todos se perguntam, por que ela nunca aprende? Pois, nunca conversa na aula (ou treino), não arruma confusões com os colegas, parece estar sempre entendendo tudo!

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) tem sido, na atualidade, um dos temas mais pesquisados na área da psicopatologia infanto-juvenil. O transtorno está caracterizado por uma diversidade de sintomas, como: hiperatividade, déficit de atenção, impulsividade, agitação motora, falta de persistência na continuidade de tarefas, antecipação de respostas a questões não-concluídas, entre outros. Esses sintomas afetam tanto o desenvolvimento emocional e global da criança como sua adaptação social, acarretando, também, comprometimento no âmbito acadêmico, mesmo que essa criança apresente um nível normal de inteligência.

A literatura mais antiga indicava a predominância do TDA/H em meninos. Em 1968, Werry encontrou uma freqüência bem distinta de 9:1. Em um estudo mais recente, Biederman e colaboradores (2002) conduziram um estudo para examinar o impacto do gênero na apresentação clínica do TDA/H numa amostra referida de 140 meninos e 140 meninas com o transtorno, e 120 meninos e 122 meninas sem o transtorno. As meninas neste estudo apresentaram mais chances de ter o TDA/H do tipo desatento, menos co-morbidade de agressividade, agitação e menos problemas na escola, do que os meninos.

Sendo assim, pode estar aí uma possível explicação para o mau rendimento das meninas quietas e comportadas na escola e nos treinamentos de táticas (que esquecem de fazer o combinado durante os jogos). Pois, os meninos apresentam mais co-morbidades, do tipo: hiperatividade, agressivo, agitação motora, impulsividade. E chamam mais a atenção, (na escola e nos treinamentos) do que aquelas meninas comportadas, que tem um rendimento aquém do esperado pelas atitudes. Prestemos mais atenção nisso.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A ESCOLA BRASILEIRA

O Brasil é, indiscutivelmente o celeiro de craques do futebol mundial. A nossa mistura de raças, a paixão pelo esporte, a vivência que todos nós temos com essa cultura do futebol desde muito cedo, a irreverência do povo exacerbada na forma de jogar dos brasileiros e principalmente a nossa necessidade de superar obstáculos em todos os níveis da nossa vida esportiva faz a diferença em favor do atleta brasileiro.

Não é a toa que David Beckham fundou uma escola de formação aqui em nosso país. Nós temos o material humano. Por isso, temos que tomar o cuidado de não desperdiçar esses diamantes. Fazendo uma analogia com o artigo de Claudio de Moura Castro (colunista da Veja, da semana passada) com relação à educação. Nós temos que estar preparados, para lapidar esses diamantes, e fazer deles obras de preço incalculável. Mas para isso, temos que nos preparar teoricamente tanto ou melhor que os europeus, para podermos fazer uma instrução de base forte para os clubes posteriormente tenham atletas realmente prontos para poderem solucionar a grande maioria dos problemas que possam surgir dentro e fora das quatro linhas.
Temos que ter essa consciência, e não continuar sendo país colônia. Temos que mostrar nosso valor e tentar segurar esses meninos que todos os meses deixam nosso país para serem jogadores de futebol em categorias de base na Europa, América do Norte e Ásia. Depois aparecem nas telas de tv, mas por aqui ninguém nunca os viu jogar.
Sendo assim, se conseguirmos isso seremos imbatíveis nesse esporte que mexe tanto com o nosso país e este na nossa cultura desde o berço. Espero que consigamos.

sábado, 10 de maio de 2008

PRINCIPAIS CAMPEONATOS DE FUTEBOL DO MUNDO

Começa neste sábado, mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Sendo considerado por muitos como um dos melhores campeonatos do mundo! Mas será que os números comprovam isso...
Pesquisas mostram, que o nosso campeonato é um dos que está entre os piores campeonatos no quesito faturamento. Tendo um faturamento no ano de 2005 de 0,6 Bilhões de Reais. Sendo que, o campeonato com maior faturamento no mesmo ano foi a Premier League Inglesa, com 5,1 Bilhões de Reais. Desta forma, os ingleses faturam quase nove vezes mais do que aqui. Para se ter uma idéia, do poderio financeiro dos ingleses. A segunda divisão do país, fatura 1,1 bilhão de reais por ano, só um pouco menos do que faturam os campeonatos principais do Brasil e Argentina juntos!
O campeonato da Argentina também fatura os mesmos 0,6 Bilhões de reais por temporada! O campeonato mexicano, 1 Bilhão de reais, o holandês 0,9 Bilhões de reais, o alemão 3,1 Bilhões de reais, o francês 2,3 Bilhões de reais, o italiano 3,6 Bilhões de reais, o português 0,6 Bilhões de reais, o espanhol 3,1 Bilhões de reais e o japonês 0,8 Bilhões de reais.
Nosso campeonato também foi o pior, no quesito jogadores do campeonato que disputaram a Copa do Mundo 2006:
Inglês - 108
Alemão - 72
Italiano - 65
Espanhol - 54
Francês - 53
Mexicano - 23
Português - 17
Japonês - 16
Argentino - 9
Brasileiro - 7
No quesito de disputa (equilibrado), com mais times que têm chance de ganhar o campeonato nós perdemos para os mexicanos. Calculando a diferença de pontos entre os primeiros e os últimos colocados da tabela, o mexicano é aquele em que a disputa realmente pega fogo.
Mas calma, nós temos um segundo lugar. Somos o país que tem, o segundo lugar com times que ganham mais títulos internacionais (continentais e mundiais) nas últimas dez temporadas. Perdemos somente, para nossos maiores rivais os argentinos. Eles têm 11 títulos e nós 10.
Então, se conseguimos ter um ótimo desempenho em campo, sem um forte respaldo financeiro, imaginem se tivessemos o mesmo faturamento do campeonato inglês! Mas o nosso problema todos sabem, temos más administrações, vendas de direitos de imagem barato demais, mídia exploradora, poder aquisitivo da população baixo demais e por aí a fora!
Mas quero enaltecer o trabalho dos profissionais que trabalham com o futebol no país, nós temos um grande respeito internacional na parte de preparação física (mais muito pouco divulgado e publicado), temos técnicos ótimos, fisiologistas ótimos, sem contar com o nosso material humano (jogadores) os mais presentes em times de todo o mundo. E sem dúvida, os melhores do mundo.
Então assitiremos há mais um campeonato brasileiro, sem ter aquela falsa ilusão de que somos os melhores que os números comprovam que estamos muito longe disso.