segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ESCOLA E CRIATIVIDADE

Faltam apenas alguns dias para iniciarmos o ano letivo de 2008, nós professores não podemos esquecer jamais que estamos no século XXI. Com isso, nossos ensinamentos, tem no mínimo que se preocuparem numa formação básica para nossos educandos viverem bem nesse século.
Temos que acabar com essa educação castradora, inibidora, uma vez que ensina à criança, desde muito cedo, a extensão de sua incapacidade, de sua falta de jeito e de talento. É na escola tradicional que se aprende que a habilidade para a pintura, canto e para artes, esportes, etc., é um privilégio para poucos, conscientizando-os (ou a grande maioria, dos alunos) de que não são capazes, de que não têm jeito.
Temos que contribuir para liberar, expandir e desenvolver as habilidades criativas, desmistificar essa idéia de que criatividade é um dom, privilégio de poucos, e assumir a responsabilidade e o importante papel, que nós professores temos no processo de crescimento do aluno e do desenvolvimento de suas habilidades criativas. O professor é efetivamente uma peça central, que tem um imenso poder e influência sobre o aluno, podendo contribuir tanto para o crescimento e expansão de suas habilidades, além de exercer influência significativa na construção de um autoconceito positivo, como, pelo contrário, exercitar o seu poder no sentido de dificultar este crescimento, prejudicando o aluno no processo de descoberta de si mesmo, de suas habilidades e potenciais.
Esta é a grande tarefa para nós educadores neste ano letivo, e nos posteriores. Espero que consigamos!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

ATLETIBA

Na tarde de ontem tivemos mais um grande encontro nos gramados, entre os dois times mais populares do Estado do Paraná. O Coritiba recebeu o Atlético-PR em seu estádio. Mas coisas muito ruins ainda continuam acontecendo quando essas duas equipes se enfrentam. Veículos de comunicação noticiaram que o ônibus da delegação atleticana a caminho do estádio foi apedrejado. Isso sem contar o que os veículos de comunicação não tem notícias.
Fatos como esse, me fazem pensar, qual será o motivo de tanta raiva para com pessoas que estão fazendo o seu trabalho, independente de qual agremiação estão defendendo!
Como educador de uma escola de formação de jovens talentos para o futebol do Clube Atlético-PR, tento mostrar aos meus alunos (indiferente de qual clube eles torçam) de que isso é um esporte, e não tem como haver dois vencedores dentro de uma partida. Mas sim, grandes vencedores na vida, por que o esporte através de sua forma disputa nos mostra que temos que ser perseverantes naquilo que almejamos e nunca desistir perante as barreiras que nos são impostas.
Com isso, deixamos pra lá nossas desavenças e vamos acompanhar os jogos sem maiores complicações, e que vença sempre o melhor em campo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

LEITE MATERNO E INTELIGÊNCIA

O que tem haver leite materno e inteligência? Estudo publicado por pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Nova Zelândia mostrou como a genética pode modular a relação entre aleitamento materno (uma influência ambiental) e quociente de inteligência (QI). Há tempos se sabe que crianças amamentadas no peito costumam obter, QI superior ao das que não tiveram a mesma oportunidade. Por trás desta correlação estão alguns lipídeos, que só existem no leite materno humano e com papel fundamental no desenvolvimento do sistema nervoso. Isto sugere que, para nossos ancestrais humanos, dos tempos que não havia mamadeira, tal perfil genético deve ter influenciado as diferenças individuais de inteligência. Então a máxima que prevalecia naquele tempo, de que só os fortes sobrevivem, pode através dessa descoberta ser modificada, só os que foram amamentados se sobressaem.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

PREPARAÇÃO FÍSICA NO MOTOCROSS

O motocross é um dos esportes que exige muito da condição física dos seus praticantes. Isso se dá, devido que o motocross é uma atividade de coordenação, que é aquela em que prevalece as atividades do sistema nervoso central (SNC) na regulação e no controle do movimento.
Sendo assim, durante uma bateria de motocross, se o piloto não tem uma condição física boa, o trabalho muscular relacionado a um alto desempenho coordenativo resulta também na denominada “fadiga central”, ou seja, fadiga dos centros de controle de coordenação do SNC, a fadiga e a sobrecarga sobrevêm com mais rapidez e, conseqüentemente, a redução da intensidade do movimento.
Assim o piloto que não presta muita atenção na sua condição física pode terminar sempre as competições de forma precoce e sem sentir a sensação de superar os seus adversários. Desta forma, a máquina humana tem que ser tão bem preparada quanto a moto.