sábado, 29 de dezembro de 2007

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA O TREINO DE CRIANÇAS E JOVENS

Segundo Barbanti (2005):

  1. O esporte para crianças e jovens deve ser diferente do esporte para adultos, tanto na sua caracterização e nos seus objetivos como na sua preparação;
  2. No treino de crianças e jovens, é indispensável a variedade de experiências motoras, além de um ambiente adequado de treino, jogos e competições;
  3. A formação esportiva é um processo a longo prazo, organizado com três grandes etapas: preparação básica, especialização e alto rendimento;
  4. As etapas da preparação esportiva são diferentes entre si pelos objetivos, conteúdos e organização;
  5. Não deve haver verdadeira especialização sem que os participantes passem por fases anteriores de formação, as quais promovam o desenvolvimento da "base de movimentos";
  6. Cada idade (ou grupo de idades) exige atenção especial acerca do nível de crescimento e desenvolvimento, o que solicita orientações especiais no treino e nas competições;
  7. A formação esportiva deve reforçar valores éticos da conduta esportiva, privilegiar a aquisição de hábitos saudáveis, as atitudes de autocontrole, de respeito pelas regras e pelo espírito esportivo, de motivação pelo gosto da prática e do esforço.

São algumas considerações que devem ser levadas muito a sério no trabalho com esta população. Pois assim, podemos evitar que alguns talentos se percam durante um período longo de treinamento e, essa pessoa com essa frustação pode desta forma, esquecer os benefícios que a prática esportiva trás para o seu organismo.

Feliz Ano Novo, que 2008 seja muito bom para todos!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

FINALIDADES DE OBTENÇÃO DE DESEMPENHO ESPORTIVO NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Um treinamento com finalidades de obtenção de desempenho esportivo na infância e juventude, segundo WEINECK (1999), depende da análise de uma série de fatores:
  • um treinamento de desmpenho deve ser iniciado com exames ortopédicos gerais, para a detecção de anomalias do aparelho motor, insuficiência cardiovasculares, fatores de risco em um treinamento de tal tipo. Estes exames devem ser periodicamente repetidos, para o reconhecimento precoce e prevenção de possíveis lesões consequentes do treinamento
  • todo treinamento que visa desempenho deve ser uma opção própria e não uma imposição de pais e treinadores;
  • o treinamento deve ser adequado à idade física e à mentalidade da criança;
  • o treinamento não deve comprometer ou prejudicar os estudos;
  • o treinamento deve deixar ainda a possibilidade para que a criança ou o jovem se interesse por outra modalidade esportiva.

As crianças e jovens não são miniaturas de adultos e não devem ser submetidas a um treinamento para adultos, e sua mentalidade difere qualitativa e quantitativamente da do adulto, de modo que a criança não é somente menor que o adulto, mas diferente deste.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

FASES SENSITIVAS

Para quem trabalha com treinamentos de crianças, deve ter bem claro no seu planejamento o uso das fases sensitivas (ou fases sensíveis). Que na infância e adolescência desempenham um papel na resposta ao treinamento. A existência e o significado da resposta são avaliados de diferentes formas e algumas vezes até negados. Sob o termo fases sensitivas, deve-se entender os períodos de desenvolvimento que são favoráveis à manifestação de determinados fatores do desempenho motor-esportivo. Isso num determinado período da vida.
O não aproveitamento da fase sensitiva correta pode ter como conseqüência que o desempenho, que seria alto num determinado momento e sob certos estímulos, mais tarde somente seria atingido através de muito mais esforço e treinamento. Por exemplo, a infância constitui a fase ideal para o desenvolvimento da coordenação. O que é imprescindível para a futura especialização posterior em qualquer modalidade esportiva que a criança venha praticar posteriormente.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

MÃO VITORIOSA (adaptado de Ricardo Bocão)

Essa é uma teoria que vem sendo bastante usada pelos atletas do surf e que vem dando resultados expressivos e resolvi adaptá-la ao motocross. A teoria baseia-se sobre os cinco dedos de uma mão vitoriosa:

● Inteligência de Competição;
● Condição Psicológica;
● Condição Física;
● Moto;
● Performance de Pilotagem.

Tudo isso, se trata de uma busca pela excelência e não uma busca pela perfeição, que não existe. Um dos sinônimos de excelência no dicionário é “superioridade”. Então mesmo que você não seja perfeito num campeonato, mesmo que não se sinta na sua melhor forma geral, sendo apenas “superior” aos outros, você ganhará o campeonato.
A idéia geral dessa teoria tem como o objetivo se manter o mais perto que puder de 50 pontos durante o maior tempo possível, cada “dedo” valendo 10 pontos. Usando uma avaliação universal de 0 a 10, você deve fazer com que cada “dedo” que compõem a mão e a sua capacidade de se superar se aproxime o máximo de 10 e com cada “dedo” sendo trabalhado ao máximo, você se aproxime dos 50 pontos.
Olhe os cinco itens que representam cada “dedo” e tente imaginar como é difícil estar perto da nota 10 em todos os itens ao mesmo tempo. Não adiante obter excelência em dois itens, estar mais ou menos em dois e fraco num quinto item. Você não vai chegar longe.

● Inteligência de Competição: é a arte de entender as baterias, tentar fazer um boa largada, aproveitar as falhas dos adversários, achar o carreiro ideal, somar sempre algum ponto em cada bateria, observar o que os pilotos mais rápidos estão fazendo pra ganhar alguns segundos.

● Condição Psicológica: assuma que sua vida pessoal estará sempre misturada à sua vida competitiva. Às vezes mais, ás vezes menos. E que cabe quase exclusivamente a você priorizar as situações que surgirão nessas duas vidas. Entenda que, se quiser ser um dos melhores do Brasil durante dez anos ou mais, tudo que envolve a sua carreira competitiva (treinamentos físicos e psicológicos, patrocínios e suas responsabilidades, relação com a mídia...) deve ser prioridade naqueles dez anos ou mais. Treine sua mente para desenvolver e evoluir continuamente os outros itens aqui relacionados. Treine a sua mente para entender sempre que o resultado das suas conquistas ou derrotas é relacionado diretamente ao seu esforço, nada mais. Mentes fortes produzem competidores confiantes, determinados e vencedores.

● Condição Física: o mais óbvio de todos os itens e, por isso mesmo, muitas vezes relegado a segundo plano. Mas um corpo forte agüenta melhor o desgaste das viagens, as duas baterias do domingo. Esteja sempre questionando e informando sobre os efeitos dos exercícios, se estão dando resultado ou não, tenha uma participação ativa nesse quesito.

● Moto: o mesmo que um carro de F1. você pode ser um dos melhores. Pilotando um dos piores carros, não vai chegar na frente nunca. Esteja sempre interado das condições da moto, calibragem dos pneus, manoplas, embreagem, etc. Enfim, tente saber ao máximo das condições do seu foguete.
● Performance de Pilotagem: é a mistura e o resultado direto dos quatro itens acima. Alguns poucos nascem fenômenos, talentos naturais. A maioria leva jeito. Só com esforço, dedicação e trabalho dos itens acima os fenômenos alcançam o que estava separado para eles, e os que levam jeito alcançam os fenômenos.